top of page

III Curso de Introdução à Falcoaria e Manejo de Aves de Rapina


No dia 28 de fevereiro será realizado o III Curso de Manejo de Aves de Rapina e Introdução à Falcoaria do Paraná. Organizado pela Peregrinus Controle de Fauna, empresa paranaense que presta serviços ecologicamente corretos através da falcoaria, o evento tem objetivo de oferecer orientações práticas e teóricas para os interessados em aprender mais sobre a Falcoaria e as aves de rapina.

O curso será ministrado pelo responsável técnico e médico veterinário da Peregrinus Controle de Fauna, Renan Paiva Cardoso. Renan é também presidente da RAPIPAR - RAPINANTES DO PARANÁ, delegado do Paraná da ABFPAR - Associação Brasileira de Falcoaria, Preservação e Reabilitação de aves de Rapina, e falcoeiro há 11 anos.

O programa prevê a abordagem de diversos aspectos relevantes da cultura e arte da Falcoaria, bem como seus instrumentos e técnicas. Também serão discutidas questões relacionadas à saúde e manejo dos rapinantes, legislação brasileira e a Falcoaria no Paraná. O curso é direcionado para todos os públicos, incluive estudantes e profissionais das áreas de medicina veterinária, biologia, zootecnia e afins.

A Falcoaria é uma arte milenar de treinamento e amansamento de aves de rapina para a captura de presas e que tem como base o relacionamento entre o falcoeiro e as aves. Com ampla disseminação em todo o mundo, esta técnica fora decretada patrimônio imaterial da humanidade em 2010 pela UNESCO. No Brasil ganha força a partir da criação da Associação Brasileira dos Criadores e Reabilitadores de Aves de Rapina (ABFPAR), em 1997, e no Paraná com a formação, em 2013, da RAPIPAR - Rapinantes do Paraná.

Inscrições e mais Informações: contato@peregrinuscf.com

bottom of page