top of page

Reabilitação: Soltura de Carcará

No dia 19 de novembro a equipe da Peregrinus Controle de Fauna realizou a soltura de um carcará (Carcara plancus) na região metropolitana de Curitiba, PR.


A ave participou durante três (3) meses do Programa de Reabilitação de Rapinantes da Peregrinus CF (PRRP). A reabilitação foi possível graças a uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com o Grupo de Reabilitadores da Rapipar - Rapinantes do Paraná.


Ainda filhote, este indivíduo fora resgatado e entregue ao IAP, que o encaminhou à Peregrinus CF. Esta espécie é bastante comum e possui grande variabilidade genética. Mede cerca de 56 centímetros da cabeça a cauda e chega a 123 centímetros de envergadura.


O processo de reabilitação foi breve, uma vez que uma das características da espécie é o desenvolvimento rápido que permite a saída do ninho aos três meses, embora ainda demandem cuidados dos pais. O indivíduo em questão completou seu processo de formação no viveiro sob observação de médico veterinário. Quando pronto, passou por técnicas para que desenvolvesse músculos e aprendesse a caçar.


Após avaliação do corpo técnico da Peregrinus CF a ave foi liberada para a soltura.


bottom of page