top of page

Reabilitação e Soltura: Corujas Buraqueiras

No dia 19 de janeiro a equipe da Peregrinus Controle de Fauna realizou a soltura de duas corujas buraqueiras (Athene cunicularia) na região metropolitana de Curitiba, PR.


As aves participaram durante quase três (3) meses do Programa de Reabilitação de Rapinantes da Peregrinus CF (PRRP). A reabilitação foi possível graças a uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com o Grupo de Reabilitadores da RAPIPAR - Rapinantes do Paraná.



Ainda filhotes, estes indivíduos foram entregues ao IAP, que os encaminhou à Peregrinus CF. Esta espécie ocorre em todo o Brasil com exceção da bacia Amazônica. São aves pequenas que medem de 19 a 26 centímetros da cabeça a cauda. Ao contrário da maioria das corujas, os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. Possui hábitos diurnos e noturnos e é bastante comum em ambientes alterados pelo homem.


No programa elas receberam acompanhamento médico veterinário e foram acomodadas em recintos em que eram simuladas as condições naturais, fundamentais ao seu desenvolvimento. Considerando-se questões nutricionais, receberam alimentação balanceada e oferecida de forma similar ao que ocorre em ambiente natural.


Ao fim do processo de reabilitação foi possível constatar o êxito na expressão de uma série de práticas características desta espécie, como o hábito de cavar buracos. Após passarem por técnicas para desenvolver musculatura e aprender a caçar, as duas corujas foram avaliadas pelo corpo técnico da Peregrinus CF e liberadas para a soltura.

bottom of page